A cor está presente em tudo o que vemos

A cor está presente em tudo o que vemos 


Debruçar-nos-emos hoje sobre um novo assunto: os elementos de uma imagem e modelos de cor.

Com efeito, começaremos por falar sobre os elementos de uma imagem.
Uma imagem digital é constituída por píxeis. Um píxel corresponde normalmente a um quadrado e é a unidade elementar de brilho e cor possuídos por uma imagem.
Popr sua vez, a resolução de uma imagem corresponde ao número de píxeis (quantidade de informação) que a imagem contém por polegada (unidade de comprimento) e exprime-se em píxeis por polegada (pixels per inch), ppi. 
A resolução determina o nível de detalhe e os requisitos de armazenamento da imagem: cada píxel ocupa em memória um número de bits que varia de acordo com o número de cores, tons de cinza e brilho definidos para uma imagem e quanto maior a resolução de uma imagem maior será o tamanho do ficheiro de armazenamento.
A profundidade de cor (ou profundidade do píxel) (bpp – bits por píxel) indica o número de bits usados para representar a cor de um píxel numa imagem.
São estes os conceitos básicos necessários para compreender a constituição de uma imagem digital. 


Falando agora sobre os modelos de cor: estes fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor: quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor, onde cada código representa uma cor diferente.
Num modelo aditivo a ausência de luz corresponde à cor preta, enquanto que a mistura das cores vermelha, verde e azul indicam a presença de luz ou a cor branca. Por outro lado, num modelo subtrativo a mistura de cores cria uma cor mais escura porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz, enquanto que a ausência de cor corresponde ao branco e significa que todos os comprimentos de onda são refletidos.
Em aula abordamos os seguintes modelos específicos de cor:
  • RGB (Red Green Blue) - é um modelo aditivo. Permite exibir imagens em monitores e cada cor pode ser representada por um valor decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem ou hexadecimal de 00 a FF, sendo que a escala de cinzentos se cria ao adicionar iguais quantidades de cada cor primária. Uma cor complementar (secundária ou primária de impressão) é a cor que se encontra quando se efetua uma rotação de 180 graus num anel de cor: resultam de quantidades iguais de duas cores primárias adjacentes;



  • CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) - é um modelo subtrativo. É utilizado na impressão e obteu-se quando foi adicionada a cor preta ao modelo CMY , de forma a facilitar a sua obtenção quando impressa em papel. A impressão assenta na sobreposição de camadas de tintas de ciano, magenta, amarelo e preto, pelo que as áreas em branco indicam a inexistência de tinta e as áreas escuras equivalem a concentração de tinta;



  • HSV (Hue - tonalidade, Saturation - saturação, Value - valor) - É utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico. A tonalidade ou matiz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (amarelo, laranja, verde…) e exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus. A saturação, por sua vez, indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura) e exprime-se em valor percentual. O valor traduz a luminosidade (luz refletiva) ou o brilho (luz emitida) de uma cor, se é mais clara ou escura (a quantidade de preto associado à cor) e exprime-se num valor percentual. A tonalidade e a saturação são elementos da crominância pois fornecem informação relativa à cor, no etanto, a perceção da luminosidade e do brilho pertencem à luminância;


  • YUV - Utiliza-se na transmissão de sinais de televisão e guarda a informação de luminância separada da informação de crominância: assim é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo a informação (permite uma boa compressão dos dados). É definido pela luminância (Y) e pelacrominância ou cor (U = blue – Y e V = red – Y).



Devemos escolher o modelo de cor a utilizar em função da situação e dos resultados que pretendemos obter, de forma a podermos desfrutar ao máximo daquilo que o grande desenvolvimento da informática pode representar. 


Referências:


Comentários

Mensagens populares