Programação

Programação - é o processo pelo qual um programador escreve, numa linguagem de programação, o código-fonte de um software. Este código indicará ao programa informático o que tem de fazer e de que forma.
O programador encarrega-se de escrever, verificar, averiguar e manter o código-fonte. Neste sentido, os modelos de desenvolvimento de software enquadram-se numa disciplina da informática denominada engenharia de software.
A programação realiza-se pelo uso de algoritmos, que são sequências finitas, ordenadas e não ambíguas de instruções devendo ser seguidas para resolver um problema.
Uma vez que o programa informático se encontra escrito, deve-se compilar o código para que possa ser executado pelo computador.

Tipos de linguagem

Linguagem de alto nível
É aquela cuja a sintaxe (estrutura) se aproxima mais da nossa linguagem e se distancia mais da linguagem de "máquina".
Ela possui um nível de abstração que faz com que nós entedemos aquele código mais facilmente, pois foi removido da sintaxe o que não precisamos de entender em primeiro contacto com programação ou para quem nunca vai mexer com linguagens de baixo nível.

Linguagem de baixo nível
É aquela que se aproxima mais da linguagem de "máquina", que para realizar alguma tarefa tem que se ter o conhecimento direto dar arquitatura do computador. Assim, utiliza somente instruções que serão executadas pelo processador.


Diferença entre algoritmo e programa

Algoritmo
Um algoritmo é um esquema de resolução de um problema. Pode ser implementado com qualquer sequência de valores ou objetos que tenham uma lógica infinita, ou seja, qualquer coisa que possa fornecer uma sequência lógica.

Programa
Um programa informático é uma coleção de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte.


Primeira programação realizada

Ada Lovelace,é reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da história.
Augusta Ada King, nascida em 1815 com o nome Augusta Ada Byron, conhecida como Condessa de Lovelace ajudou o colega, Charles Baggage, no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo, além de ser responsável pelo algoritmo que poderia ser usado para calcular funções matemáticas.
O trabalho de Ada Lovelace permitiria que a máquina calculasse os números de Bernouilli.
A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações da condessa como o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado em um computador.
É de reconhecer o facto de uma mulher na histórica da programação ter conseguido fazer um marco tão importante. Comprovamos assim que apesar de ser atípico mulheres trabalharem nestas áreas, assim como os homens, deviam apostar mais no desenvolvimento e dedicação a estas áreas.



"Nos dias de hoje, com os grande avanço da tecnologia, os dispositivos móveis estão a tornar-se muito poderosos"

Numa época marcada pela tecnologia e pelos seus sucessivos avanços, os dispositivos móveis ganham cada vez mais importância. 
Com efeito, o avanço da tecnologia tem permitido ver e tornar o mundo um sitio diferente. Os dispositivos móveis são uma mais valia, na medida em que permite que tudo esteja à distância de um "click". Se, por um lado, têm ajudado a combater alguns problemas sociais como a solidão e a exclusão socuial, por outro, os dispositivos móveis tem facilitado muito o trabalho.
Todavia, quando usamos estes aparelhos temos também de ter alguma atencão, pois quando navegamos na internet podemos estar a expor demasiado a nossa vida e isso pode nos prejudicar muito. 

"O Android é o sistema operativo móvel mais utilizado do mundo. Faz uma pequena abordagem ao sistema operativo Android, fazendo uma cronologia das versões até aos dias de hoje."

O Android é um sistema operacional baseado no núcleo Linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV, carro e relógio de pulso entre outros. O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual.



WEBGRAFIA:

Comentários

Mensagens populares