A importância de aprender a programar





Quando aprende a programar, o estudante desenvolve o pensamento computacional, trata-se de habilidades cognitivas que são necessárias para resolver problemas usando ferramentas da computação, como criar um algoritmo, por exemplo. São elas:

Raciocínio lógico - para desenvolver um sistema, é necessário criar um algoritmo, usando uma linguagem de programação, que fará com com que uma máquina execute uma sequência de ações. Ele deve ser estruturado de forma lógica para resolver problemas do mundo real.

Abstração - em ciência da computação, abstração é a criação de objetos que sumarizam as características de outros pertencentes a um mesmo conjunto. Esse processo inicia-se com a busca de padrões num grupo estudado como as características do trabalho de um profissional, modo de funcionamento de um automóvel ou o comportamento de um cachorro, por exemplo. Desses padrões encontrados, retiram-se as características essenciais que permitem a um objeto ser identificado como tal  e com elas são criados modelos computacionais para sua representação virtual.



As habilidades desenvolvidas ao aprender programação são muito úteis para qualquer pessoa que planeie usar sistemas computacionais na sua área de trabalho.  
Refiram-se alguns exemplos de inovação que tiveram um grande impacto em áreas do conhecimento e segmentos de mercado :


Biologia: especialmente após o estudo do ADN ser realizado por um software e usar modelos computacionais para estudar o comportamento de seres vivos;


Industria de entretenimento: com o uso das plataformas de streaming onde se pode assistir a séries, filmes, ouvir músicas e, ainda, receber sugestões adequadas ao gosto do usuário;


Trasporte urbano: empresas como Uber e Cabify que mudaram a forma como nos transportamos. Num futuro próximo, carros autónomos deverão chegar ao mercado.

Estas transformações exigem profissionais preparados para lidar com elas. Estes precisam de ser capazes de utilizá-las, implementá-las e propor o uso daquelas que puderem acrescentar valor ao segmento em que estão inseridos.

O profissional do futuro será aquele que sabe lidar com naturalidade com as novas tecnologias que surgirem.

Referências:
-http://www.ctrlplay.com.br/blog/entenda-a-importancia-da-programacao-para-as-profissoes-do-futuro/

Comentários

Mensagens populares