Cidadania Digital


Cidadania Digital



Na atualidade, podemos considerar que as tecnologias e, em particular, a internet são intrínsecas ao ser humano, fazem já parte da essência humana. É neste contexto que surge a tão falada cidadania digital.
Mas, afinal o que é isto de Cidadania Digital?
Pensando no conceito de cidadania somos capazes de inferir quase de imediato o conceito de Cidadania Digital. Definamos então o conceito de cidadania: cidadania designa, de modo geral, tudo aquilo que concerne à posse de direitos e deveres de um povo num determinado território. Daqui advém, então, que a cidadania digital é a utilização dos recursos tecnológicos tendo em conta o cumprimento dos direitos e dos deveres legalmente estabelecidos.
Com efeito, há todo um conjunto de fatores que possibilitam ao indivíduo utilizar de forma consciente e responsável os recursos tecnológicos, isto é, permitem por em prática a Cidadania Digital. Desses fatores fazem parte: a Etiqueta Digital, a Comunicação Digital, a Literacia Digital, o Acesso Digital, o Comércio Digital, a Lei Digital, o Direito e a Responsabilidade Digital, bem como a Saúde e Bem-estar Digital e, por último, a Segurança Digital.
Comecemos, então, por explicar o que é a Etiqueta Digital. A Etiqueta Digital diz respeito aos padrões que pautam a nossa conduta enquanto utilizadores dos meios digitais. Fazem parte da Etiqueta Digital o tipo de linguagem utilizada, o tipo de exposição a que nos sujeitamos, entre outros. É neste contexto que surge a Lei Digital, isto é legislação específica que rege as ações permitidas e as ações proibidas no ecossistema digital. Enquadra-se ainda neste campo o direito e a responsabilidade digital que estão ligados à liberdade de que os utilizadores das tecnologias dispõem.
Por sua vez, a Comunicação Digital é a estratégia e as ações de comunicação realizadas num ecossistema digital. Através dos emails, dos aplicativos de mensagens, das redes sociais, é possível comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.
O Acesso Digital e a literacia digital estão intimamente ligados. Comecemos por definir Literacia Digital: conjunto processos de ensino e aprendizagem relativos aos recursos tecnológicos. Por sua vez, o Acesso Digital diz respeito à existência de oportunidades de acesso ao universo digital. Na atualidade é fulcral que todos os indivíduos tenham acesso às novas tecnologias, para combater a exclusão digital. No entanto, o mais importante será que todas as pessoas conheçam as tecnologias disponíveis e saibam como utiliza-las, dado que de nada serve ter acesso aos recursos tecnológicos se depois não se souber como utilizá-los.
O Comércio Digital corresponde às transações de produtos realizadas no universo digital.
Nos casos da Saúde e Bem-estar digital referem-se à criação de condições favoráveis aos cidadãos digitais, ou seja, tentar encontrar o equilíbrio na utilização das tecnologias e a promoção de hábitos saudáveis.
Falta-nos falar da Segurança Digital. Este fator diz respeito a todas as medidas tomadas com o objetivo de proteger os dados dos utilizadores dos recursos tecnológicos. Não nos podemos esquecer que com o desenvolvimento das tecnologias, o mundo do crime também passou a ser mais sofisticado e por isso foi necessário tomar maiores precauções como por exemplo através da utilização de antivírus e outros mecanismos de segurança, bem como a utilização de passwords mais fortes (com letras maiúsculas e com números/símbolos).

Referências.
(Todos sites foram consultados a 26/09/2018)

Comentários

Mensagens populares