Tipos de Media - Texto


Tipos de Media - Texto


Sendo talvez o media mais abundante na internet, a par com a imagem, o texto pode variar segundo a sua fonte tipográfica. Estas fontes tipográficas são diferentes padrões ou coleções de caracteres com desenhos ou atributos iguais, e, por vezes, iguais tamanhos. Uma das fontes mais utilizadas é a fonte Arial (em baixo). Esta fonte foi desenvolvida como uma fonte bitmap sem-serifa por Robin Nicholas e Patricia Saunders em 1982 nos escritórios da Monotype no Reino Unido.
A fonte Arial é incluida nos sistemas operativos Microsoft Windows desde a versão 3.1 . As versões mais recentes do Windows também incluem uma variante, a Arial Unicode MS, que inclui mais grafemas do padrão Unicode para ser utilizada em várias línguas, como o Grego, Turco, Cirílico, entre outras. A Arial Unicode MS é a fonte mais completa em termos de fontes mais difundidas.
Fonte Arial

Podemos classificar as diferentes fontes sendo bitmapped e escaladas, e como fontes com serifa ou sem serifa.

As fontes bitmapped são uma matriz de pixéis, o que significa que ao serem ampliadas perdem a qualidade. Concebidas para uma impressora específica, têm um determinado tamanho e resolução não podendo ser escaladas. Uma fonte bitmapped não poderá ser impressa se a impressora não a suportar. Como exemplo temos a fonte Courier (em baixo).



Por outro lado, as fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser apresentadas em qualquer tamanho que seja pretendido através do rendering, ou seja, não perdem a qualidade quando ampliadas. Em baixo, temos como exemplo temos a fonte TrueType (em baixo , à esquerda), comparada com uma fonte bitmapped (em baixo , à direita).




Também podemos distiguir as diversas fontes quanto à existência de serifas - prolongamentos das letras. As fontes com serifa servem para facilitar a leitura fluída do texto, permitindo ao leitor observar a palavra como um todo. Por isso mesmo são geralmente as fontes escolhidas em livros, jornais ou revistas.
As fontes sem serifa são normalmente mais utilizadas em títulos, legendas e destaques, tornando cada letra mais individualizada. Estas fontes, tal como a fonte Arial, tornam, também, o texto mais limpo.







Podemos também utilizar as palavras para criar mais do que textos. Organizando-as de determinada forma, alterando-lhes a orientação e tamanho, podemos criar diferentes imagens, às quais se dá o nome de Nuvens de Palavras.

Podemos criar estas pequenas obras de arte utilizando sites como o wordart.com, site onde criamos a seguinte nuvem de palavras.


Comentários

Mensagens populares